Visto

A Lula e a Baleia
Um filme leve, mordaz e interessante. Um filme que resulta da mistura do racionalismo dos filmes do Woddy Allen com uma versão do filme Kramer contra Kramer dos anos 80.
Quando é que no nosso desenvolvimento nos ensinaram a esconder as nossas emoções e nos ensinaram a reprimi-las? Quando é que achamos por bem que o racionalismo e o pragmatismo se deviam impor às emoções, ao que é mais genuíno, mais animal em nós.
Este filme realça isso, uma situação dolorosa para todas as personagens e de como estas procuram encontrar subterfugios para esconder raivas viscerais, esconder emoções escaldantes, disfarçar sofrimento, anular sentimentos. Pq somos todos civilizados e achamos que existe sempre uma explicação racional para as nossas acções e achamos que existe sempre "a" maneira correcta de fazer as coisas, nunca existe. De como toda esta racionalidade se transforma numa bolha frágil que está prestes a rebentar ao mínimo toque, rebentamento esse libertador dessas tais emoções contidas. Pq os sentimentos e as emoções não têm de ter explicação, têm de ser sentidos há sempre tendência para os controlar para não sairmos fora da nossa formatação, do nosso próprio controlo de nós mesmos. Este filme faz-me pensar nisto tudo e ainda com pontas de humor inteligente e uma boa banda sonora (Pink Floyd e afins).
1 Comments:
Belo filme sem dúvida! E o post não está mesmo nada mal!
Enviar um comentário
<< Home